Nossa História

Publicado em 09/11/2016 por andea.org

A ANDEA - Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem, devidamente inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 11.399.406/0001-05, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na Rua Cardoso de Almeida, 586, Perdizes, São Paulo.

A  ANDEA é presidida pela Professora Dra. Nívea Maria de Carvalho Fabrício, e composta por membros associados das áreas da saúde e educação.

As ações da ANDEA objetivam desmistificar as causas das dificuldades de aprendizagem que sempre recaem sobre as crianças que são sentidas e olhadas como difíceis, rebeldes e/ou incapazes, bem como refletir sobre a importância dos diagnósticos e seus efeitos sobre a trajetória escolar de cada criança. Assim pretende-se redimensionar o olhar para as crianças acometidas por dificuldades de aprendizagem, deficiências, distúrbios de comportamento e ou psiquiátricos.

A ANDEA, com vistas ao cumprimento de sua função social, respeita os princípios da ética, e do desenvolvimento humano, socializando o conhecimento e informações sobre as Dificuldades de Ensino e Aprendizagem e suas implicações. Como ação ampliada promove a conscientização e a partilha com familiares e ou profissionais das áreas de saúde e educação. Nessa perspectiva propõe-se a:

- Discutir e ampliar o conhecimento sobre a real identificação das dificuldades de aprendizagem instaladas no sujeito;
- Congregar e aproximar profissionais da Saúde e da Educação estimulando o diálogo, na perspectiva inclusiva, visando a qualificação para atuar de forma interdisciplinar com as Dificuldades de Ensino e Aprendizagem;
- Promover reflexão sobre a prática profissional no sistema educacional e de saúde, proporcionando condições para o desenvolvimento de uma leitura ampla e contextualizada da queixa escolar e a conseqüente contribuição na sua prática;
- Qualificar a presença da ANDEA como articuladora e mediadora de parcerias visando à capacitação para atuar com essas dificuldades;
- Orientar Pais e Profissionais em suas questões a cada caso.

Na expectativa de fomentar esses propósitos a ANDEA realiza debates e Encontros em temáticas afins há mais de seis anos. Aos 20 dias de março de 2009, foi realizado o I ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANDEA, momento em que houve a inauguração da ANDEA.

Este evento foi realizado na Universidade São Camilo, com a duração de 05 horas e contou com apresença aproximada de 250 pessoas.
Para o enriquecimento e contribuição desse encontro, estiveram presentes palestrantes profissionais da área da Saúde e da Educação, tais como:

- Professor Dr. Waldir Cimino
- Professor Dr. JaimeZorzi
- Professor Dr. Rubens Wajnsztejn
- Professora Dra. Maria Helena Melhado Stroili
- Professora Dra. Vera Zimmermann
- Professora Dra. Nívea Maria de Carvalho Fabrício

Em 24 de abril de 2010, realizamos o nosso II ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM, realizado na Universidade Paulista - UNIP, com trocas de idéias e conhecimentos na presença de profissionais renomados na área da Saúdee da Educação.

Este encontro teve a duração de 9 horas, subdivididos por diversos temas.
A abertura realizada pela presidente Professora Nívea Maria de Carvalho Fabrício e as Mesas Redondas, com temas e palestrantes, a seguir:
Conferência - O Mal Estar na Saúde e na Educação, com a palavra do Professor Dr. José Outeiral.

Dificuldade de Ensino e Aprendizagem - Articulações na Saúde
- Transtornos neuropsiquiátricos e Aprendizagem. Dr. Rogério Morihisa (Psiquiatra Infantil);
- Dificuldades de Articulação entre saúde e educação. Dra. Maria Ignês Saito (Médica - docente USP);
- Construindo possibilidades de articulação entre saúde e educação. Dr. Rubens Wajnsztejn (Neurologista, Docente e Pres. Fundação ABC);

Subjetividade na Saúde e na Educação
- Subjetividade no contexto da diversidade, saúde e educação. Dra. Vera Zimmermann (Psicóloga Psicanalista e Docente UNIFESP);
- O erro construtivo na articulação saúde e educação. Dr. Lino de Macedo (Psicólogo, Docente e Pesquisador - USP);
- Desenvolvimento Infantil e Afetividade : o olhar da saúde e da educação. Dr. Saul Cippel (Neurologista).


Dr. Erasmo Casella (Neuro-psiquiatra e docente da USP), dirigiu a palestra com o tema: Integração Saúde-Educação: Necessidades da Educação.

Foram apresentados Grupos de Trabalhos, com os seguintes temas e profissionais:

- A interdisciplinaridade na saúde e educação. Dra Adriana Vizzotto;
- Questões do diagnóstico interdisciplinar. Dra. Ana Lisete Frontini Pereira Rodrigues;
- A interdisciplinaridade nas dificuldades de ensino e aprendizagem. Dra. Maria Helena Melhado Stroili;
- Articulações entre saúde e educação. Dra. Claudete Sargo;
- Mitos e Rótulos: a desqualificação na saúde e na educação. Dr. Maurício de SousaLima
- Capacitação do profissional na diversidade saúde e educação. Dra. Ecleide Furlanetto.


No final, foi realizada a Plenária Geral - Apresentação dos Relatos dos Debates dos GTs e encerramento do evento e Sessão de Pôster pela Dra. Elizabeth Chinche, Dra. Miriam Rebello e Dra. Sandra Buissa Mussi.


Nos dias 29,30 e 31 de agosto de 2013, a ANDEA realizou o seu I Congresso Internacional e III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem - Diversidade no Ensinar e no Aprender na Diversidade: Educação, Saúde e Sociedade, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, com a presença de quatro profissionais internacionais: Professora Alicia Fernández (Argentina), Professor Dr. Antonio Nóvoa (Portugal), Professor Dr. Reuven Feuerstein (Israel) e o Professor José Pacheco (Portugal), e mais de 100 profissionais nacionais renomados das áreas da saúde e educação, com mais de100 temas abordados sobre As Dificuldades de Ensino e Aprendizagem, Inclusão Escolar e Inclusão Social.
Este encontro teve a duração total de 32 horas, subdivididos por diversos temas apresentados, a seguir:



E no dia 20 de setembro de 2014, a ANDEA realizou o seu IV Encontro Inderdisciplinar de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem - A Relação Família e Escola, em São Paulo, no auditório da Diretoriade Ensino Centro Oeste.
O evento teve duração de 10 horas, subdivididos em 03 momentos, com as seguintes palestras:
- A importância do pai na escola e na família. Com o Dr. Wimer Bottura;
- Transtornos do neurodesenvolvimento e suas implicações no processo de escolarização da família. Com Dr. Flavio Geraldes Alves;
- Inclusão dos portadores de dificuldades de ensino e aprendizagem. Com Dra. Tânia Maria de Campos Freitas.

Além de Congressos, a ANDEA também tem por objetivo, promover cursos sobre temas atuais voltados à saúde e educação, dirigidos para os profissionais dessas áreas e também para o público em geral.
Até a presente data a ANDEA realizou 12 cursos com temas importantes para profissionais que atuam com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, para estudantes que queiram se atualizar, bem como para pais que lidam com esses obstáculos.
Os cursos foram ministrados por profissionais membros da ANDEA, da área da Saúde e Educação, numa carga horária de 04 horas para cada curso, realizados aos sábados no endereço onde se situa a Associação.
À partir de agosto de 2014, os cursos passaram a ter carga horária de 05 horas.
As datas e os temas dos cursos realizados, bem como os profissionais que ministraram, ocorreram nas seguintes datas:

1) 16.04.2011
Dificuldades de Aprendizagem: Como Trabalhar na Escola?
Com:
- Dra. Adriana Dias Barbosa Vizzotto - Terapeuta Ocupacional do Hospital Dia Infanto Juvenil do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP
- Dra. Beatriz Rizek - Pedagoga, Psicopedagoga e Psicomotricista, com especialização em Pedagogia Hospitalar e Reabilitação Cognitiva, Pós graduada em Neuro Aprendizagem e Transtornos do Aprender e Mestre em ciências da comunicação pela ECA/USP.

28.05.2011
Bulling e Violência
Com:
- Dra. Ana Lisete Frontini Pereira Rodrigues - Psicopedagoga e Psicanalista
- Dra. Maria Helena Melhado Stroili - Psicóloga, Psicopedagoga de crianças e adolescentes, Docente Universitária nos cursos de graduação (Psicologia) e pósgraduação (Psicopedagogia) - PUC Campinas e outras.

18.06.2011
Atenção e Aprendizagem: Desafios no Ensino
Com:
- Dra. Elizabeth Chinche - Psicóloga Clínica, Psicopedagoga e Consteladora Familiar, atua em consultório na UBS - Unidade Básica de Saúde da PMSP
- Dra. Marisa Bianco - Psicopadagoga, habilitada em Arteterapia e contadora de histórias.

20.08.2011
Inclusão e Diversidade no Processo Ensino e Aprendizagem
Com:
- Dra. Nívea Maria de Carvalho Fabrício - Psicóloga, Terapeuta Familiar e Psicopedagoga, Diretora do Colégio Graphein e Presidente da ANDEA
- Dra. Marisa Alem - Psicopedagoga e Professora de Psicopedagogia em cursos de Pós Graduação.

5) 24.09.2011
Avaliação e Diagnósticos da Aprendizagem: Mitos e Possibilidades
Com:
- Dra. Claudete Sargo - Pedagoga (USP), Psicopedagoga (EPSIBA - Escuela Psicopedagogica de Buenos Aires), Mestre em Psicologia Educacional (PUC - SP), Formada em psicologia analítica junguiana para educadores (SBPA - Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica) e formada em Psicanálise (Instituto Sedes Sapientiae), Psicopedagoga escolar, clínica e psicanalista.
- Dr. Marcos Daniel Nemitz - Historiador (UNESP), Psicopedagogo (PUC - SP), Mestre em Educação: História, Política e Sociedade (PUC - SP).


24.03.2012
BIBLIOTERAPIA: Ferramenta no papel de leitor e escritor
Com: Dra. Claudia Feldman - Atua em consultório particular, consultorias e grupos de estudos, Educadora Especial pelo Seminário Oranim - Haifa - Israel, Pesicopedagoga Clínica e Institucional pelo Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae, Psicodramatista pela Escola Paulista de Psicodrama (EPP), Mediadorado PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) nível I e II.

18.08.2012
INCLUSÃO ESCOLAR É POSSÍVEL?
Com: Patrícia Vieira - Pedagoga, Psicopedagoga e Psicanalista pelo Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientae, Coordenadora de projetos de inclusão.

10.11.2012
REPENSANDO AS DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Com: Dra. Ayéres Brandão - Pedagoga, Psicopedagoga e Mestre em Educação. Membrodo LEPED - Grupo de Estudos sobre Inclusão Educacional na UNICAMP - Campinas. Autora dos livros: "Do mito do herói ao herói do mito" (Editora Icone) e "Deficiência Intelectual: entre os mitos e as possibilidades" (Editora Mais Diferenças). Consultora em Inclusão Educacional e Implementação de Políticas de Educação Inclusiva, na OSCIP Mais Diferenças - São Paulo.

9) 22.03.2014
Alterações de Linguagem e processamento auditivo - Relacionando a prática com o dia a dia escolar
Com: Dra. Andréa Fragoas Arruda - Fonoaudióloga clínica, Mestre em Fonoaudiologia, Especialista em voz e linguagem, Mediadora do PEI nivel 1, 2 e básico. Diretora da FEX - Fala expressiva. Serviços de fonoaudiologia e atual sócia do Espaço Terapêutico Arruda Feldman

10) 26.04.2014
Bullying e violência: A mediação como possbilidade Com:
- Dra. Ana Lisete Frntini Pereira Rodrigues
- Dra. Maria Helena Melhado Stroili

11) 24.05.2014
Formação do adolescente - Desafios
Com:
- Camila Marian D'Amico - Pedagoga e Psicopedagoga, com pós graduação em linguística pela PUC - SP. Coordenadora do Colégio Graphein.
- Cátia Alves - Pedagoga pela PUC, com Gestão de Pessoas pela FGV e com Gestão Educacional pelo SENAC. Coordenadora Pedagógica dos Níveis II e III d Colégio Graphein.
- Paula Virgínia Viana Cantos - Psicóloga pela UNIP, com especialização em problemas de aprendizagem. Orientadora Educacional do Colégio Graphein.

12) 23.08.2014
A escola e a formação do educador: flexibilidade ou perda de identidade? Com: Patrícia Vieira
Finalizando nossa apresentação, a ANDEA por meio de seu grupo de profissionais, tem como compromisso, trazer à sociedade estudantil, aos profissionais que atuam com crianças e adolescentes na área da saúde e educação e também para pais e familiares que vivenciam essa realidade, uma associação especializada e com firme propósito de auxiliar e fazer o diferencial no ramo das dificuldades de ensino e aprendizagem.


13) 20/06/2015

" A IMPORTÂNCIA DOS VÍNCULOSAFETIVOS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM " Dia 20/06, sábado, das 8h às13h - São Paulo ? Curso lecionado por Marcelo pelucio

Dia 20 de Junho de 2015, a ANDEA Associação Nacional de Ensino eApendizagem realizou em São Paulo o Curso "A importância dos vínculosafetivos no desenvolvimento da aprendizagem", ministrado pelo psicólogoMarcelo Pelucio dos Santos.


14) 16/04/2016

Dia 16 de Abril de 2016, ANDEA Associação Nacional de Ensino eApendizagem e CEFAC ? Saúde e Educação realizaram em São Paulo o Curso "UmPasseio Chamado: Vida. Desenvolvimento Humano, Vínculos Afetivos eNeurociências?, ministrado pelo psicólogo Marcelo Pelucio dos Santos,CRP.06/126054.


 
 

Artigos recentes

Imagens de dois cérebros infantis mostram a diferença que o amor dos pais faz.
Publicado em: 21/11/2017
Quando alguém disser que amor demais "faz mal" à...
II SUPERVISÃO ANDEA - Saúde e Educação
Publicado em: 13/11/2017
No dia 11 de novembro de 2017, a ANDEA...
Por que seu filho não precisa mais ser um aluno Nota 10?
Publicado em: 13/11/2017
A urgente necessidade de realizar profundas...
Como melhorar a autoestima da criança?
Publicado em: 09/11/2017
A autoestima se forma ao longo da infância, mas...
Todos os artigos
 

Veja também