O que faz uma criança aprender?

Publicado em 28/11/2017 por

Qual a importância da afetividade no desenvolvimento e no processo cognitivo da criança? 


Aprender está relacionado, dentre outras coisas, a um clima emocional em que o processo de compartilhar saberes promova o desenvolvimento da criança por meio da qualidade da relação estabelecida.

Para o educador pensar sobre afetividade e cognição, há necessidade de estudar os fundamentos teóricos de Henri Wallon, que contribuiu com a teoria sobre o aspecto emocional e a relação entre o comportamento e a aprendizagem do humano.

Atualmente, o educador precisa compreender e internalizar que o sucesso da aprendizagem do estudante na sala de aula se estabelece por meio de uma prática pedagógica que leve em consideração a afetividade e a cognição.

Faz-se necessário um repensar por parte dos educadores em reconhecer o funcionamento cerebral do aluno diante de suas dificuldades e reconhecer suas fragilidades é respeitá-las com seus limites e promover sua superação.


 
 
 

Artigos recentes

A importância de discutir a saúde mental de alunos e professores na escola
Publicado em: 16/10/2018
    O clima escolar é um dos...
Plataforma cria trocas de experiências entre professores
Publicado em: 16/10/2018
    A profissão do professor...
Colóquio ANDEA - Novas Tecnologias e Inclusão em Sala de Aula
Publicado em: 20/09/2018
A ANDEA Associação Nacional de Dificuldades de...
VIII Simpósio Interdisciplinar de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem Onde a Neurociência entra no modelo de educação atual? (Ensino Híbrido)
Publicado em: 26/04/2018
A ANDEA, em parceria com a Universidade...
Todos os artigos
 

Veja também