Como melhorar a autoestima da criança?

Publicado em 09/11/2017 por

A autoestima se forma ao longo da infância, mas já nos primeiros anos é possível construir uma autoestima positiva na criança, fazendo com que se sinta amada e confiante, mostrando o quanto é capaz de enfrentar seus desafios e experimentar sentimentos de realização ou de frustração. Para isso, os pais precisam ter discernimento para impor limites de acordo com a idade de seus filhos, dando a eles segurança, valorizando seu comportamento por meio de elogios, bem como orientando de forma positiva quando a criança estiver errada. ?Nesse processo, é importante que a criança se sinta amada e confie nos pais para expressar os seus sentimentos?, conta Daniela Moraes de Alencar, assessora pedagógica do Colégio Bom Jesus Lourdes, em Curitiba. Ela orienta os pais a permitir que a criança tenha autonomia para enfrentar os seus desafios no convívio social, nos deveres de casa e da escola, para que se sinta motivada e desenvolva a autoestima positiva. Confira cinco dicas para os pais praticarem em casa e auxiliarem nesse processo:

Expresse amor e afeição. Uma criança tratada com carinho, desde seus primeiros passos, crescerá com sentimento valioso de ser amada e cuidada.

Elogie seu filho, pois ele se sentirá seguro e capaz de realizar seus objetivos. Utilize palavras positivas como "Estou orgulhoso de você? ou ?Você é muito especial para mim", dentre outras.

Estabeleça objetivos que sejam apropriados para a idade e a capacidade da criança. Por exemplo, amarrar seus sapatos, auxiliar na organização da casa, arrumar seu quarto, bem como realizar rotina de estudos, fazer a tarefa de casa e estudar para as avaliações.

Repreenda a criança quando estiver fazendo algo errado de forma a mostrar que seu comportamento não foi correto. Oriente dizendo o que ela fez de errado e explique como fazer corretamente, reforçando os pontos positivos e o quanto ela é capaz.

Não compare seu filho com outras crianças, pois é importante que se sinta valorizado e seguro com sua família, por isso, é primordial falar positivamente sobre seu filho na presença de pessoas significativas na vida dele, como avós, professores, amigos.

Autoestima na escola

A escola também tem papel importante na formação da autoestima da criança. É dever do educador encaminhar seus alunos e direcioná-los para uma disciplina diária, que os acompanhará durante toda a vida. ?É da escola o papel de motivar durante os processos de aprendizado, mostrando o quanto o aluno é capaz de resolver situações em seu cotidiano e dedicando especial atenção àqueles alunos que apresentam alguma dificuldade em determinado momento?, afirma Daniela.

No Colégio Bom Jesus, por exemplo, a equipe pedagógica orienta os professores para que ofereçam experiências de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes e promovam o despertar da consciência crítica e do senso de coletividade, respeitando o próximo e valorizando os potenciais individuais, reforçando suas habilidades de lidar com alegrias e frustrações. ?Trabalhamos durante o ano com os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental o projeto de Habilidades Sociais, que tem como objetivo desenvolver nas crianças um amplo repertório, para que elas se tornem, no futuro, menos vulneráveis a transtornos emocionais, incluindo o abuso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas)?, finaliza Daniela.




 
 
 

Artigos recentes

Imagens de dois cérebros infantis mostram a diferença que o amor dos pais faz.
Publicado em: 21/11/2017
Quando alguém disser que amor demais "faz mal" à...
II SUPERVISÃO ANDEA - Saúde e Educação
Publicado em: 13/11/2017
No dia 11 de novembro de 2017, a ANDEA...
Por que seu filho não precisa mais ser um aluno Nota 10?
Publicado em: 13/11/2017
A urgente necessidade de realizar profundas...
Como melhorar a autoestima da criança?
Publicado em: 09/11/2017
A autoestima se forma ao longo da infância, mas...
Todos os artigos
 

Veja também