Escola de Tocantins usa música para ensinar alunos.

Publicado em 01/09/2017 por

Ao som da Sintonia de Beethoven, os alunos vão aprimorando a arte do ouvir, compartilhando ritmos e aprendendo os segredos dos instrumentos.


Cerca de 100 alunos dos 320 estudantes matriculados na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Vila União, em Palmas, estão envolvidos em atividades musicais. Além da conhecida Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, a unidade escolar está investindo na formação de uma orquestra sinfônica. A escola também conta com uma banda, com fanfarra e na parte de danças, há grupos de balé clássico e de danças urbanas.

A nova orquestra está atraindo a atenção de muitos alunos, que estão aprendendo a tocar novos instrumentos e conhecendo o encantado mundo dos clássicos compositores internacionais.

Ao som da Sintonia de Beethoven, os alunos vão aprimorando a arte do ouvir, compartilhando ritmos e aprendendo os segredos dos instrumentos. ''A música representa tudo na minha vida. Quando estou tocando, esqueço a tristeza e os problemas, vou cada vez mais me envolvendo com o som'', contou o estudante Lucas José, de 16 anos, do ensino médio.

Lucas José toca acordeom há quatro anos na Orquestra Sanfônica. Agora, ele está experimentando os acordes do violino nas aulas de música da orquestra sinfônica. ''São dois ritmos diferentes, o forró e o clássico, o que nos proporciona mais aprendizagens'', afirmou.

A professora Danila Lima, coordenadora de Cultura da escola Vila União, contou que os professores de música trabalham com os alunos individualmente, aprimorando suas habilidades, colocando-os em contatos com os diversos instrumentos musicais. ''Há estudantes que trazem o seu violão de casa para aprender a tocar, outros estão aprendendo clarinete ou sanfona. Essas atividades transformaram a vida desses alunos. Eles melhoraram no relacionamento interpessoal, na relação com a escola e os professores'', destacou.

A estudante Emanuele Bianca Rocha, de 11 anos, começou na orquestra sinfônica e está aprendendo a tocar violino e a bailar no ritmo harmônico da orquestra. ''Estou gostando muito, estudando sobre a música e os ritmos. É algo que nos deixa alegre'', frisou.

O músico e professor Teógenes Sá esclareceu sobre a influência da música na vida das crianças e jovens. ''Cada aluno tem três aulas por semana. Há o ensino individual e os momentos de aprendizagem coletiva. A música melhora a cognição e a concentração, da mesma forma diminui a indisciplina e trabalha a interação entre eles'', ressaltou

Para a diretora Cleizenir Divina dos Santos, a música na escola exerce uma influência muito positiva na vida dos alunos. ''Esses estudantes que estão nos projetos de música se sentem mais motivados e terminam tendo mais interesse pela escola, porque querem participar das apresentações fora do ambiente escolar. Esses meninos e meninas esquecem suas dificuldades e aproveitam as oportunidades que a música oferece'', comentou.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Zavarese Sechim, atividades como músicas e danças fazem parte da proposta pedagógica da Seduc e da parte diversificada da Estrutura Curricular, em oferecer, ao aluno, oportunidades de desenvolver e estimular novas habilidades. ''A música e a dança são atividades atrativas ao aluno e devem estar inseridas na Proposta Pedagógica da cada unidade escolar e devem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, aumentando o desempenho dos alunos e sua inserção na cultura regional e local'', explicou.

http://portalamazonia.com/noticias/escola-de-tocantins-usa-musica-para-ensinar-alunos" target="_blank" rel="nofollow" class="f-link">Link do artigo 

 
 

Próximo evento

VIII Simpósio Interdisciplinar de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem Onde a Neurociência entra no modelo de educação atual? (Ensino Híbrido)
Data do evento: 25/08/2018 às 00:00h
A ANDEA, em parceria com a Universidade...
Todos os eventos
 

Artigos recentes

VIII Simpósio Interdisciplinar de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem Onde a Neurociência entra no modelo de educação atual? (Ensino Híbrido)
Publicado em: 26/04/2018
A ANDEA, em parceria com a Universidade...
Somos parceiros da 25º edição da Bett Educar! Garanta sua participação!
Publicado em: 06/04/2018
Garanta sua participação no principal evento de...
III Supervisão ANDEA - Saúde e Educação - 24 de março
Publicado em: 05/03/2018
Profissionais especializados das áreas da saúde...
A emoção é a raiz da cognição, diz Myrtha Chockler
Publicado em: 05/03/2018
"Quando a criança chega ao mundo, que mundo chega...
Todos os artigos
 

Veja também