Processo de aprender começa pela emoção

Publicado em 17/01/2018 por

As emoções, segundo *Damásio, são complexos psicofisiológicos que se caracterizam por súbitas rupturas no equilíbrio afetivo de curta duração, com repercussões consecutivas sobre a integridade da consciência e sobre a atividade funcional de vários órgãos. Diferentemente, os sentimentos são estados afetivos mais estáveis e duráveis, provavelmente provindos de emoções correlatas que lhe são cronologicamente anteriores.


Damásio afirma que as emoções e a razão não são elementos completamente dissociados como propôs Descartes. Até hoje, o senso comum é que a razão é o contrário da emoção. Entretanto, Damásio mostra em seus trabalhos que pessoas que possuem alguma deficiência na região do cérebro responsável pelas emoções apresentam dificuldades de aprendizado.

Nesse sentido, as emoções são fundamentais no processo de aprendizagem, pois geram sentimentos, atos racionais, que são utilizados para aprender. Assim, as emoções são as iniciadoras do processo.

Por longo tempo, o componente emocional tem sido descuidado na educação institucionalizada. As contribuições científicas recentes auxiliam a resolução dessa deficiência, uma vez que revela e comprova a dimensão emocional do aprendizado. As crianças e educadores estão sempre envolvidos em emoções.

Dica:

Uma aula bem-humorada promove bem-estar físico, psicológico, afetivo, seguro, liberando neurotransmissores favoráveis à aprendizagem. As emoções básicas, como prazer, tristeza, raiva, medo, amor e alegria têm uma enorme escala de variação, por exemplo: o prazer pode variar da satisfação ao êxtase; a tristeza, do desapontamento ao desespero; o medo, da timidez ao temor; a raiva, do descontentamento ao ódio. Elas podem ser percebidas em sala de aula, basta um olhar!


 
 

Próximo evento

IX SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Data do evento: 14/09/2019 às 08:00h
A ANDEA Associação Nacional de Dificuldades de...
Todos os eventos
 

Artigos recentes

Empatia: como se tornar uma pessoa altamente empática ?
Publicado em: 10/05/2019
A empatia é uma habilidade que pode ser...
11 dicas da neurociência para programar o seu cérebro para o sucesso
Publicado em: 10/05/2019
Há realmente alguma receita para o sucesso? De...
A Importância da Neurociência na Educação
Publicado em: 10/05/2019
Os avanços e descobertas na área da...
Neurociência e aprendizagem na Primeira Infância: como educar na fase de maior evolução do cérebro
Publicado em: 10/05/2019
Como se sabe, são vários os fatores a serem...
Todos os artigos
 

Veja também