6 livros sobre desenvolvimento infantil que pais e educadores deveriam ler

Publicado em 19/02/2018 por

O desenvolvimento infantil é, antes de mais nada, uma fase de descoberta e acolhimento. Para ajudar pais e educadores a compreender este período delicado das crianças, o colégio Objetivo Sorocaba preparou uma lista com seis livros fundamentais sobre o assunto.


1. Atividades para o Desenvolvimento da Inteligência Emocional nas Crianças



Neste livro, são trabalhados cinco blocos de competências emocionais, sendo um bloco por capítulo:



  • Consciência emocional;
  • Adequação emocional;
  • Autonomia emocional;
  • Habilidades socioemocionais e habilidades para a vida;
  • Bem-estar emocional;

Publicada pela editora Ciranda Cultural, a obra é indicada, pois se trata de uma ferramenta aos educadores e pais, já que traz exemplos de como abordar e avançar nesses temas com as crianças que têm entre 8 e 12 anos.

2. Psicopatologia e Desenvolvimento Infantil

Em uma era de muita informação e pouca reflexão, o livro Psicopatologia e Desenvolvimento Infantil vem suprir uma demanda fundamental: o bem-estar físico e mental do paciente pediátrico.

As psiquiatras Letícia Calmon Drummond Amorim e Tatiana Malheiros Assumpção, mestres pela Universidade de São Paulo (USP), tomaram a frente desta obra como organizadoras, contando com a colaboração dos estudos dos mais renomados pesquisadores da área sobre autismo, esquizofrenia e transtornos do humor, entre outras deficiências.

A proposta do livro consiste em entender os sintomas sob os pontos de vista fenomenológico e desenvolvimentista, situando-os nos diversos momentos da vida infantil. Busca-se atentar para a importância da coleta de história clínica, de um bom exame psíquico e da compreensão da psicopatologia da criança.

Vale lembrar que um diagnóstico não cuidadoso pode acarretar sérios danos para o indivíduo. Desse modo, a publicação traz, em dez ágeis capítulos, um material de grande valia para médicos, estudantes e demais profissionais da área que pretendam tomar conhecimento sobre os mais recentes estudos acerca da saúde mental voltada ao público pediátrico.

3. A Criança Em Desenvolvimento

Como nos principais centros mundiais, os professores e estudantes de psicologia têm à disposição, em língua portuguesa, a nova edição deste livro. A obra trata do desenvolvimento da criança e do adolescente, apresentando em projeto gráfico de extrema qualidade as principais teorias, os últimos achados de pesquisas e suas aplicações práticas apresentadas.

4. A Psicologia da Criança e seu Desenvolvimento - De 0 a 8 anos

Os primeiros anos de vida têm importância decisiva na definição posterior da personalidade da criança. A atenção e os cuidados que um recém-nascido ou uma criança pequena exige - seu correto desenvolvimento psicomotor e o progresso adequado de suas capacidades afetivas, físicas e mentais - são cruciais na hora de prefigurar o adulto que ele será no amanhã.

Por isso, é muito importante considerar, de todas as perspectivas (afetiva, intelectual e social), os primeiros oito anos da vida da criança, assunto tratado nesta obra da autora Helen Bee.

5. O Desenvolvimento da Criança - Do Nascimento à Adolescência

O livro, da editora Série A, é direcionado a estudantes de Psicologia e apresenta os marcos do desenvolvimento humano, do nascimento até a adolescência, auxiliando os estudantes da área a compreenderem os aspectos biológicos, psicológicos e sociais que influenciam esse processo.

Escrito de forma acessível, combina conteúdo acadêmico, pensamento crítico e aplicações da teoria à vida real em um formato visualmente atraente, dinâmico e interativo.

6. Desenvolvimento infantil e parcerias: Paradigma de educação popular

Uma política adequada é essencial ao sucesso em qualquer relacionamento humano. No relato desta experiência, a autora Maria do Carmo Freitas mostra a política educacional, operacionalizada em múltiplas estratégias pedagógicas, para engajar no Projeto Educacional a família e envolver a comunidade.

Este livro ? Educação Infantil e Parcerias ? é o terceiro e último volume de uma série de três, que relata a experiência sobre desenvolvimento infantil nas periferias. A autora relata como teceu uma rede de relacionamentos, através de formação de grupos de tarefas e grupos de apoio, com o objetivo do desenvolvimento infantil, mas colaborando com o desenvolvimento de todos, tendo como meta principal a elevação da auto-estima dos participantes.

Confira mais dicas de educação na página do Objetivo Sorocaba no Facebook.

https://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/especial-publicitario/objetivo-sorocaba/conduzindo-o-melhor-de-voce/noticia/6-livros-sobre-desenvolvimento-infantil-que-pais-e-educadores-deveriam-ler.ghtml" rel="nofollow" class="f-link">Link do artigo 


 
 
 

Artigos recentes

Somos parceiros da 25º edição da Bett Educar! Garanta sua participação!
Publicado em: 06/04/2018
Garanta sua participação no principal evento de...
III Supervisão ANDEA - Saúde e Educação - 24 de março
Publicado em: 05/03/2018
Profissionais especializados das áreas da saúde...
A emoção é a raiz da cognição, diz Myrtha Chockler
Publicado em: 05/03/2018
"Quando a criança chega ao mundo, que mundo chega...
7 conceitos sobre a atenção das crianças
Publicado em: 05/03/2018
Sucesso na Espanha, autora canadense Catherine...
Todos os artigos
 

Veja também