Como conseguir total atenção dos alunos em sala de aula?

Publicado em 13/09/2017 por

Olá, professores e alunos!


Não é segredo para ninguém que é bem difícil manter a atenção dos alunos dentro da sala de aula. Existem muitos fatores que podem colaborar positivamente ou negativamente na hora de conseguir e prender a atenção dos alunos.

O problema começa com a falta de engajamento por parte dos alunos. Isso acontece não apenas por falta de interesse deles, mas pelo ensino estar chato e maçante.

Quando o assunto é educação é bom lembrar que nem todo mundo aprende igual ou tem interesse pelos mesmos assuntos e objetivos.

O problema é acentuado quando a classe é muito grande. Situação bem comum em escolas públicas.

Uma das grandes desvantagens da falta de atenção dos alunos é que esse é um ?sintoma? que passa para os outros. Professores sabem bem como um pequeno grupo sem atenção pode atrapalhar todo o andamento da aula.

Qualquer motivo, mesmo que pequeno, pode causar a falta de atenção dos alunos. Seja um celular tocando, um barulho fora da sala, uma piadinha feita por algum colega, os eventos que aconteceram durante o intervalo, etc. A árdua tarefa de manter a constante atenção dos alunos sempre cai no professor.

Por isso é necessário estar disposto a brigar por esta atenção todos os dias. É uma missão difícil, mas quem ama a profissão de educador sabe que é algo necessário para que os alunos tenham um melhor desempenho e possam ter um futuro melhor.

Existem algumas didáticas que podem ajudar na hora de prender a atenção dos alunos a cada nova aula. Confira abaixo as nossas dicas para você, professor.

Como manter a atenção dos alunos

Para garantir sucesso nessa missão diária, é importante ter algumas estratégias para tentar prender a atenção dos alunos durante todo o período de aula.

Claro, cada um tem o seu estilo e a sua técnica de fazer isso, mas existem algumas dicas fáceis que podem ajudar bastante nessa empreitada.

Confira as melhores dicas para manter a atenção dos alunos.

Use a criatividade

Um dos principais motivos para as salas de aula serem um ambiente difícil de se concentrar é a mesmice dos assuntos. É difícil manter a concentração e a atenção dos alunos quando a matéria é chata de aprender.

Porém, nem sempre o assunto precisa ser chato. Com criatividade e com novas maneiras de se aproximar da matéria é possível tornar a aula mais interessante para os alunos.

A atenção dos alunos está diretamente ligada com o interesse deles pelas aulas. Quanto mais interessante for a forma que o assunto será apresentado, melhor é para quem está aprendendo.

Cada professor têm o seu próprio estilo (ou está tentando buscar a sua voz), mas é importante tentar agregar um tom mais interessante para o método de ensino.

Uma boa dica é tentar tornar as aulas um pouco mais lúdicas para auxiliar no aprendizado.

Aposte em atividades práticas

Aprender somente a teoria e não ter nenhum contato com a parte prática da matéria não é apenas chato, mas também bem frustrante para os alunos. Evitar esse tipo de frustração é importante para manter a atenção deles.

Tire os alunos da sala de aula de vez em quando, faça alguma demonstração sobre a matéria (especialmente útil para aulas de física e química). Outras opções que podem funcionar são as visitas a museus de história.

Até mesmo o uso de ferramentas virtuais e de multimídia podem ajudar neste aspecto.

Agregando tecnologia a sala de aula

As novas gerações já nascem ligadas com a tecnologia. Para eles não há como escapar desta realidade, portanto, tentar empurrar o aluno para um ambiente onde não há tecnologia é contra intuitivo.

Com o avanço da tecnologia possibilidades de se ensinar de maneiras diferentes aumentaram. Com as ferramentas e tecnologias que podem ser usadas dentro da sala de aula é possível criar um ambiente interativo e simplificado.

Aplicativos, jogos, ferramentas como o Google Maps e plataformas de vídeo apresentam um universo de informações para os alunos. Com esse tipo de ferramenta em mãos o professor não precisa brigar pela atenção dos estudantes.

Incorpore debates e discussões em sala de aula

Discutir um assunto é a maneira mais fácil de manter a atenção nele, além de facilitar e muito a memorização das informações passadas durante a aula.

Claro que em algumas matérias não há como criar uma discussão, como matemática ou física, mas em matérias mais voltadas para humanas esta é uma oportunidade excelente para criar discussões interessantes.

Este é um método efetivo e que é de fácil implementação. Não são necessários equipamentos diferentes além do que já é levado para a sala de aula. Basta pensar no assunto pretendido, propor um debate a e deixar a aula acontecer.

Tente fazer isso pelo menos uma vez por semana para dar uma melhorada nos resultados das aulas.

Crie competições

Tente criar alguma forma de competição dentro de sala de aula. Seja de um grupo versus outro, meninas versus meninos ou números impares da chamada contra os pares, qualquer ideia serve.

Use esses eventos para instigar a curiosidade e a atenção dos alunos. Nunca se esqueça de premiar os vencedores para motivar que os alunos participem das aulas.

Avalie as suas aulas

O ponto mais importante na hora de tentar melhorar as aulas é avaliar como está sendo o progresso. Peça um feedback para os alunos sobre as atividades executadas, veja se eles gostaram, se gostariam de fazer aquilo de novo e qualquer outra informação que julgar necessário.

Saiba também aceitar esse tipo de crítica e adaptar os próximos planos de acordo com o que for dito.

Esse tipo de interação com o aluno não só ajuda a saber se a aula está indo bem ou não, mas também os motiva a estudar. Ao sugerir mudanças e melhorias os alunos se sentem mais no controle da aula e consequentemente acabam mais animados para realizar as atividades.

Tentando adotar esses métodos a cada aula, tentando melhorar a atenção dos alunos dia após dia, o resultado será sempre constante e satisfatório.

Junte essas dicas com as suas próprias técnicas e sua própria voz e encontre a maneira ideal para lidar com seus alunos. Não apenas eles irão agradecer, mas você também notará uma melhora pessoal.

Conhece alguma outra maneira de manter a atenção dos alunos? Divida com a gente a sua experiência nos comentários.

Obrigado pela leitura e até o próximo texto.

https://canaldoensino.com.br/blog/como-conseguir-total-atencao-dos-alunos-em-sala-de-aula" target="_blank" rel="nofollow" class="f-link" style="">Link do artigo 






 
 
 

Artigos recentes

Imagens de dois cérebros infantis mostram a diferença que o amor dos pais faz.
Publicado em: 21/11/2017
Quando alguém disser que amor demais "faz mal" à...
II SUPERVISÃO ANDEA - Saúde e Educação
Publicado em: 13/11/2017
No dia 11 de novembro de 2017, a ANDEA...
Por que seu filho não precisa mais ser um aluno Nota 10?
Publicado em: 13/11/2017
A urgente necessidade de realizar profundas...
Como melhorar a autoestima da criança?
Publicado em: 09/11/2017
A autoestima se forma ao longo da infância, mas...
Todos os artigos
 

Veja também